Dr. Carlos RAVA | Médico Ortopedista Especialista em Quadril e Ortopedia Regenerativa

www.carlosrava.com.br

Especialidades

Ortopedia Regenerativa

 

Há um grande vazio de tratamento entre medicamentos e tratamento cirúrgico das afecções ortopédicas. Chega um estágio da doença em que as medicações e fisioterapia não atendem satisfatoriamente aos desejos dos pacientes, porém os sintomas ainda não são tão severos para que se justifique uma cirurgia. É neste intervalo de tempo que a medicina regenerativa mostra o seu grande potencial, aliviando os sintomas dos pacientes e postergando o tratamento cirúrgico ou até mesmo atuando definitivamente no problema.

Quando os tecidos músculo-esqueléticos são lesados o organismo inicia o processo de reparo por seus próprios mecanismos, entretanto em algumas situações o organismo não é capaz de completar a cicatrização e o paciente pode permanecer sintomático. Com as intervenções da medicina regenerativa tentaremos ampliar essa resposta cicatricial e aliviar os sintomas do paciente.

O tratamento regenerativo deve começar pelo equilíbrio metabólico do paciente com correção dos maus hábitos alimentares e melhora da qualidade do sono.

Após o equilíbrio metabólico com melhora global da saúde, as intervenções em medicina regenerativa farão uso de células, fatores de crescimento e citocinas do próprio paciente para estimular a cicatrização e inibir o processo inflamatório.

Tubo de coleta para PRP após centrifugação.
Tubo de coleta para PRP após centrifugação.

As injeções de plasma rico em plaquetas (PRP) são preparadas após centrifugação do sangue do próprio paciente. Coleta-se a parte do sangue com maior concentração de plaquetas que exercerão os efeitos terapêuticos desejados. Por ser um produto autólogo (derivado do próprio paciente) os riscos são baixos, especialmente para reações alérgicas.

Dentre as várias aplicações do PRP estão: o tratamento de tendinites, bursites e dores articulares por artrose.

 

Desenvolvido pela BS Comunicação