Dr. Carlos RAVA | Médico Ortopedista Especialista em Quadril e Ortopedia Regenerativa

www.carlosrava.com.br

Especialidades

Artroplastia do quadril (prótese)

 

A artroplastia total do quadril é a substituição da articulação do quadril por componentes protéticos de alta tecnologia. A cirurgia é de grande porte e apresenta riscos que são superados em muito pelas vantagens proporcionadas. Hoje a artroplastia do quadril figura entre os procedimentos mais bem sucedidos da ortopedia, principalmente no alívio da dor.

O cirurgião ortopédico Sir John Chanrley que trabalhava em Manchester é considerado o pai da artroplastia moderna do quadril. No início dos anos 1960 ele desenvolveu a artroplastia de baixa fricção com princípios idênticos aos utilizados hoje.

A principal razão para um paciente ser submetido a artroplastia do quadril é a dor decorrente da degeneração da cartilagem do quadril.

Dentre as muitas dúvidas que os pacientes apresentam antes das cirurgias de artroplastia do quadril estão a necessidade de novas cirurgias (revisões), a durabilidade dos componentes protéticos (desgaste) e atividades que poderão realizar após a artroplastia.

hip4

Dados do registro britânico de artroplastias de 2015 revelam uma tendência na diminuição do número de cirurgias de revisão (3% em 11 anos) e mostram que o material utilizado para a superfície articular (cabeça / inserto) é um importante na sobrevida da artroplastia. As superfícies cerâmica-polietileno e cerâmica-cerâmica apresentaram os melhores desempenhos. É cada vez maior a preferência dos cirurgiões pela composição cerâmica-polietileno.
O tipo de fixação da prótese ao osso, artroplastia de quadril híbrida (não-cimentada para o acetábulo e cimentada para a prótese femoral) ou totalmente não-cimentada são as que apresentam melhor desempenho.
A idade do paciente, abaixo dos 55 anos e acima dos 75 anos, são fatores associados a menor e maior sobrevidade das artroplastias, respectivamente.

tabela-protese1

 

Gráfico: Cirurgias de revisão pela idade

Após a artroplastia recomendo que os pacientes evitem atividades de alta demanda como futebol, basquete e voleibol.Recomendo caminhadas, atividades em piscina e academia, sempre estando o treinador consciente da condição do paciente.

Os pacientes devem ser submetidos a artroplastia com a maior idade possível e com componentes protéticos de alta qualidade 

 

Orientação para Artroplastia

 

Desenvolvido pela BS Comunicação