Dr. Carlos RAVA | Médico Ortopedista Especialista em Quadril e Ortopedia Regenerativa

www.carlosrava.com.br

Doenças e Sintomas

Necrose da Cabeça Femoral

 

necrose-da-cabeca-femuralA osteonecrose da cabeça femoral (ONCF) é uma doença progressiva causada pela redução da circulação sanguínea a níveis críticos que podem levar a morte celular. Além do distúrbio circulatório, podem também ocorrer alterações funcionais das células que são responsáveis pela manutenção da estrutura da cabeça femoral.

Clinicamente a ONFC manifesta-se por dor e diminuição da função do quadril acometido em pacientes jovens ou de meia-idade (20-50 anos). O uso de corticóides ou consumo de bebidas alcólicas, alguns tipos de anemia e doenças genéticas são alguns dos fatores associados a osteonecrose.

Na evolução da osteonecrose, a cabeça femoral comprometida estruturalmente pode sofrer fratura em sua superfície e deformar-se (colapsar) levando a artrose do quadril. Após o colapso da cabeça femoral o tratamento mais adequado, para os pacientes com dor incapacitante, é o tratamento cirúrgico com a artroplastia total do quadril.

Porém o nosso objetivo no manejo da ONCF é o diagnóstico precoce, antes da deformidade da cabeça femoral. Nessa situação tentaremos utilizar recursos terapêuticos que preservam e até mesmo possam recuperar a cabeça femoral doente evitando a artroplastia do quadril. Para o diagnóstico precoce a ressonância magnética é o melhor exame.

Recentemente com as técnicas de medicina regenerativa podemos estimular a revascularização e repovoamento celular das áreas necróticas da cabeça femoral com procedimentos pouco invasivos.

 

Outras Doenças e Sintomas

 

Desenvolvido pela BS Comunicação