Dr. Carlos RAVA | Médico Ortopedista Especialista em Quadril e Ortopedia Regenerativa

www.carlosrava.com.br

Doenças e Sintomas

Impacto do quadril

 

O impacto femuroacetabular (IFA) é o contato anormal entre o colo femoral e o bordo acetabular, durante movimentos em que essas duas estruturas não deveriam se tocar. Muitas vezes durante o exame do paciente, o médico pode constatar uma redução (bloqueio) de alguns movimentos do quadril.

O impacto femuroacetabular decorre de alterações anatômicas no fêmur ou acetábulo. Quando o colo femoral apresenta alteração da sua anatomia, mais alargado, podemos estar diante de um impacto do tipo came. A alteração no acetábulo recebe o nome de pincer e decorre do aumento de cobertura da cabeça femoral pelo acetábulo que apresenta avanço do seu bordo.

Lavigne M, Parvizi J, Beck M, Siebenrock KA, Ganz R, Leunig M. Anterior femoroacetabular impingement: part I. Techniques of joint preserving surgery. Clin Orthop Relat Res. 2004;418:61-6.
Lavigne M, Parvizi J, Beck M, Siebenrock KA, Ganz R, Leunig M. Anterior femoroacetabular
impingement: part I. Techniques of joint preserving surgery. Clin Orthop Relat Res. 2004;418:61-6.
Byrd and Jones em Clin Orthop Relat Res (2009) 467:739–746
Byrd and Jones em Clin Orthop Relat Res (2009) 467:739–746

 

bump-3d
Reconstrução tomográfica 3D mostrando a deformidade Came do colo femoral – Arquivo pessoal

 

O paciente com IFA queixa dor no quadril ao ficar sentado e procura sempre uma posição diferente para acomodar-se no assento tentando evitar a dor. O paciente sente-se melhor caminhando do que sentado.

Como consequência do impacto ocorre a lesão do lábio acetabular e da cartilagem acetabular, essas são lesões degenerativas iniciais do quadril que podem levar o paciente a coxartrose com dor incapacitante, caso não seja feita a correção.

No tratamento do impacto o médico realizará a osteoplastia, remodelamento ósseo, visando a correção da anatomia do colo femoral e/ou do acetábulo, já que frequentemente os pacientes podem exibir as duas deformidades sendo o impacto chamado de tipo misto.

Os resultados do tratamento cirúrgico do impacto dependerão da extensão e da gravidade da lesão. Sendo que quanto mais grave a lesão mais limitados serão os resultados obtidos.

 

Outras Doenças e Sintomas

 

Desenvolvido pela BS Comunicação