Dr. Carlos RAVA | Médico Ortopedista Especialista em Quadril e Ortopedia Regenerativa

www.carlosrava.com.br

Doenças e Sintomas

Artrose do Quadril

 

A artrose do quadril ou coxartrose decorre da degradação da cartilagem articular. As cartilagens que revestem a cabeça femoral e o acetábulo permitem o deslizamento indolor da articulação.

Cabeça femoral com aspecto normal
Note a destruição da cartilagem articular
Cabeça femoral danificada pela artrose

Os pacientes com artrose reclamarão de dor e limitação em alguns movimentos, nos casos mais graves pode haver queixa de dor em repouso.

As causas de artrose do quadril podem ser diversas como fraturas prévias, infecções, doenças inflamatórias, causas genéticas e deformidades ósseas.

O tratamento da artrose do quadril inicia-se de forma conservadora (não-cirúrgica) com o objetivo de alívio da dor e preservação da cabeça femoral. O uso de medicação, bengalas, fisioterapia e reforço muscular são as formas mais comuns de tratamento não cirúrgico.

Caso as medidas conservadoras não aliviem os sintomas do paciente, o tratamento cirúrgico passa a ser considerado, sendo a artroplastia do quadril (prótese) a cirurgia mais comumente indicada.

Cada caso deve ter suas particularidades avaliadas e alguns pacientes podem ainda beneficiar-se do tratamento com medidas regenerativas.

 

Outras Doenças e Sintomas

 

Desenvolvido pela BS Comunicação