Dr. Carlos RAVA | Médico Ortopedista Especialista em Quadril e Ortopedia Regenerativa

www.carlosrava.com.br

Blog

Corticóide, cartilagem e dor

 

Prova3

Em artigo publicado em 2017 na conceituada revista JAMA, pesquisadores de Boston avaliaram os efeitos da injeção intra-articular de corticóide (triancinolona) no tratamento de joelhos de pacientes com artrose leve a moderada. Participaram do estudo 140 pacientes, divididos em dois grupos: 70 pacientes receberam triancinolona intra-articular a cada 3 meses durante dois anos e os outros 70 pacientes receberam soro fisiológico intra-articular na mesma frequência pelo mesmo período.

Como resultado verificaram que houve significativa diminuição do volume da cartilagem dos pacientes que receberam triancinolona quando comparada ao soro fisiológico e que o grupo do corticóide não apresentou diminuição significativa da dor em relação ou grupo do soro.

Como conclusão os autores afirmam que os seus dados não suportam o uso da triancinolona intra-articular no tratamento da artrose de joelho sintomática.

Dr. Carlos Rava

Sobre o autor

Médico ortopedista especialista em cirurgia do quadril e ortopedia regenerativa; Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT); Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril (SBQ); Professor da Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE).

Comentários

 

Leia também...

 

Desenvolvido pela BS Comunicação